
Os dados de um disco rígido são, na maioria das vezes, a coisa mais importante para o usuário, principalmente quando este disco está repleto de trabalhos, ou outros itens que não serão facilmente recuperados, assim, precisamos fazer, frequentemente, uma manutenção nos discos.
No Windows existe um programa chamado Scan Disk que procura e corrige erros no disco rígido, sabe quando há queda de energia, e o computador é iniciado com uma tela azul de verificação, e que a maioria prefere pular? Pois não deve-se fazer isso, o Scan Disk verifica erros nas tabelas, índices, setores, e corrige os erros caso sejam encontrados.
O Scan Disk testa leitura e gravação de dados em todo o HD. Para fazer uma verificação com o Scan Disk clique com o botão direito do mouse sobre a unidade, por exemplo C:\, vá em propriedades, em seguida clique na aba Ferramentas e então verificação de erros. Se o seu sistema operacional estiver na unidade escolhida, a verificação de erros será agendada para a próxima vez que o computador for reiniciado.
Os principais fabricantes de HDs criaram, juntamente, um sistema de “auto-monitoramento”, que verifica erros e possíveis futuros erros no HD. Essa tecnologia verifica vários fatores como voltagem, largura de banda de gravação e de leitura, separação cabeça-disco, aquecimento e etc.
A grande maioria dos fabricantes de placas-mãe, por padrão, com motivos desconhecidos, deixam a opção SMART, que é a sigla atribuída à essa tecnologia, assim caso o HD detecte algum problema ou falha nele mesmo, o usuário não será notificado, assim não havendo tempo para que seja feito um backup dos dados ou alguma reparação antes que ele tenha defeitos maiores. Portanto é necessário ativar a opção SMART na BIOS, para alterar informações na Bios, inicie o computador e pressione a tecla Delete, em alguns computadores pede-se a tecla F2, procure SMART e ative-a.
Com o constante uso do disco rígido, os dados nele contido começam a se desorganizarem, e isso se deve ao fato de que a constante repetição de gravação e exclusão de dados acaba causando a fragmentação dos dados no HD, desse modo os dados não ficam organizados no HD, cada fragmento do dado fica em uma parte diferente do disco e isso dificulta e atrasa a leitura desse dado.
Para facilitar a leitura, assim deixando o computador mais rápido, precisamos desfragmentar o disco rígido, isso pode ser feito utilizando o Defrag, que organiza os dados do HD, colocando em sequencia os fragmentos dos dados, assim acelerando a leitura do HD. Para desfragmentar um disco, clique com o botão direito sobre a unidade, por exemplo C:\, vá em propriedades e então clique na guia Ferramentas e clique em Desfragmentar agora..., isso desfragmentará o seu disco rígido, tornando assim o seu computador um pouco mais rápido, dependendo de o quanto estava fragmentado.
Esse tipo de manutenção é preventiva, mas mesmo assim, é mais que recomendado que você faça backup de seus arquivos, nunca se sabe quando o HD pode falhar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário