segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Realidade virtual ajuda cegos a mapear mundo

Homem veste acessórios de game de realidade virtual: de acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 314 milhões de deficientes visuais no mundo, 45 milhões dos quais cegos.

Um grupo de pesquisadores está utilizando recursos de realidade virtual para ajudar os cegos a voltar ao mundo real, navegando por lugares reais.
Pesquisadores da Universidad de Chile e da Harvard Medical School estão usando três jogos de computador baseados em som que permitem que jogadores naveguem por um labirinto, um sistema de metrô e edifícios reais, com base em indicações auditivas.
"O jogo funciona, essencialmente, pela interpretação de informações geradas por sons espectrais, tais como pegadas e batidas à porta", disse Lotfi B. Merabet, do Beth Israel Deaconess Medical Center e Harvard Medical School e co-autor de "AER Journal: Research and Practice in Visual Impairment and Blindness."
"O jogador usa um teclado para se mover e interagir com o mundo virtual. Por meio de interação sequencial com um ambiente virtual em 3D, o usuário aprende a construir um mapa cognitivo espacial daquilo que o cerca", explicou.
O objetivo é desenvolver jogos com base em sons que ajudem crianças cegas a desenvolver capacidades espaciais, cognitivas e sociais.

Fonte: Info Exame

Sistema Flama de Ensino
FORMANDO PROFISSIONAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário